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Disciplinas obrigatórias e optativas

Atualizado em 19/05/18 23:10.

As disciplinas do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Performances Culturais estão classificadas da seguinte forma:

- Obrigatórias: disciplinas que deverão ser cursadas por todos os alunos e objetivam fornecer elementos indispensáveis ao desenvolvimento de suas atividades;
- Optativas: disciplinas que deverão ser escolhidas pelos alunos juntamente com seus orientadores, tendo em vista o desenvolvimento de suas pesquisas.

Os alunos deverão cumprir um total de 20 (vinte) créditos em disciplinas para o Mestrado e 24 (vinte e quatro) créditos para Doutorado, definidos em comum acordo com o orientador, sendo distribuídos da seguinte forma:

- Disciplinas obrigatórias do Mestrado em Performances Culturais: duas disciplinas, integralizando 08 (oito) créditos;
- Disciplinas optativas do Mestrado em Performances Culturais: três disciplinas de Pós-graduação, integralizando 12 (doze) créditos;
- Disciplinas obrigatórias para o Doutorado em Performances Culturais: quatro disciplinas, integralizando 16 (dezesseis) créditos;
- Disciplinas optativas para o Doutorado em Performances Culturais: 2 (duas) disciplinas, correspondentes a 8 (oito) créditos.

Cada crédito corresponde a 16 (dezesseis) horas de atividades em disciplinas.
Pelo menos uma disciplina optativa deverá ser cursada em outro curso de Pós-graduação.

 

DOUTORADO
Disciplinas Obrigatórias

Teorias e Práticas da Performance 
Créditos: 04
Ementa: Estudos da performance como campo de intersecção de conhecimento transdisciplinar, transcultural, multivocal e indirecionado. As vertentes principais: performance cultural, arte da performance e performance no quotidiano enquanto teorias distintas e práticas divergentes e convergentes. Os desenvolvimentos recentes e práticas performáticas e performativas.

Correntes Teóricas e Metodológicas em Performances Culturais
Créditos: 04
Ementa: Apresentar e refletir os diferentes métodos e perspectivas de pesquisa no estudo das performances culturais.

Produção Coletiva de Conhecimento I
Créditos: 04
Ementa: Discussão coletiva dos temas dos projetos de pesquisa entre alunos e pesquisadores do programa. Revisão de projetos de pesquisa e preparação das Jornadas de Pesquisa em Performances Culturais. Bibliografia aberta, a ser definida pelo professor e pelo grupo, em função das necessidades que se apresentam, de modo a melhor alcançar os objetivos da disciplina e das atividades previstas. Apresentação e debate com pesquisadores convidados.

Produção Coletiva de Conhecimento II
Créditos: 04
Ementa: Discussão coletiva dos temas dos projetos de pesquisa entre alunos e pesquisadores do programa. Revisão de projetos de pesquisa e preparação das Jornadas de Pesquisa em Performances Culturais. Bibliografia aberta, a ser definida pelo professor e pelo grupo, em função das necessidades que se apresentam, de modo a melhor alcançar os objetivos da disciplina e das atividades previstas. Apresentação e debate com pesquisadores convidados.


MESTRADO
Disciplinas obrigatórias

Teorias e Práticas da Performance 
Créditos: 04
Ementa: Estudos da performance como campo de intersecção de conhecimento transdisciplinar, transcultural, multivocal e indirecionado. As vertentes principais: performance cultural, arte da performance e performance no quotidiano enquanto teorias distintas e práticas divergentes e convergentes. Os desenvolvimentos recentes e práticas performáticas e performativas.

Seminário de Pesquisa
Créditos: 04
Ementa: Discussão coletiva dos temas dos projetos de pesquisa entre alunos e pesquisadores do programa. Revisão de projetos de pesquisa e preparação das Jornadas de Pesquisa em Performances Culturais. Bibliografia aberta, a ser definida pelo professor e pelo grupo, em função das necessidades que se apresentam, de modo a melhor alcançar os objetivos da disciplina e das atividades previstas.
 

DISCIPLINAS OPTATIVAS OFERECIDAS PELO PROGRAMA

Teatralidades
Créditos: 04
Ementa: Análise dos conceitos de "teatralidade", segundo seus vários proponentes (Aristóteles, Feral, Pavis, Dort, Schechner, Barthes). Diferenças e semelhanças com os conceitos de "performance". Aplicações na análise do fenômeno teatral contemporâneo.

Performances Culturais e Cultura Popular
Créditos: 04
Ementa: Os conceitos de cultura popular, folclore, patrimônio imaterial e sua problematização. As dimensões da cultura e a cultura popular. Cultura popular e colonização. Festas, folguedos e devoção. Os rituais da cultura popular como performance. Magia, religião e a permeabilidade entre o mundo físico e o mundo dos ancestrais e dos espíritos. Relações dos processos simbólicos com as condições concretas de existência da vida popular. Intersecções e circularidade das esferas da cultura erudita e da cultura popular. Manifestações da cultura popular tradicional.

História e Cinema: Linguagem, Interações Socioculturais e Performances Culturais
Créditos: 04
Ementa: História e cinema em interações socioculturais. A mente humana nas elaborações de Vygotsky, Bakhtin e James Wertsch. Diálogos ampliados: as teses de Geertz e Williams. Performances culturais no cinema.

Imagens, Drama e o Novo Espectador
Créditos: 04
Ementa: A modernidade: as luzes da razão e a modernidade em crise. Modernidade e modernismo. As cidades e a invenção da vida moderna. A representação da cultura moderna pelo drama e pelas imagens. O olhar e a análise das imagens (cinema) como investigação e diagnóstico da cultura. As representações culturais do mundo moderno: o drama e a construção do espectador moderno de imagens (o aprisionamento do olhar na "imaginação melodramática").

Performances Culturais Arte/Educativas
Créditos: 04
Ementa: Estudo teórico e filosófico acerca da Arte/Educação no contexto das teorias e práticas das performances em seus principais eixos: performances culturais, artes da performance e a performance no quotidiano.

Imagem, Memória e Performances Culturais
Créditos: 04
Ementa: Definição e fundamentação histórica dos conceitos de memória e performances culturais e suas inter-relações com a imagem, na atualidade. Análise e crítica das performances culturais.

Poesia em Performance: Natureza Rítmica, Sonora, Imagética e Subjetiva do Texto Poético
Créditos: 04
Ementa: Leitura e análise teórico-crítica da poesia moderna e contemporânea, desdobramentos na sua performance vocal. Linhas teórico-críticas de leitura a partir de Hegel. Natureza rítmica, sonora, imagética e subjetiva do texto poético. As relações entre poesia e sentido, poesia e voz e as implicações da subjetividade na construção do sentido e na sua realização vocal pelo leitor.

Espaço, Performance e Tecnologia
Créditos: 04
Ementa: A ontologia do jogo e do espaço e suas configurações. Arte, performance e o espaço do jogo (Spielraum). Teatro, cinema e videogame como linguagens e espaços performáticos. Universos ficcionais e narrativas transmidiáticas em diversas plataformas tecnológicas. Comunicação, jogo e interação.

Estudos Culturais, História e Performances
Créditos: 04
Ementa: Análise da formação do paradigma cultural nas Ciências humanas, seus principais enfoques e problemas. História e interdisciplinaridade: limites e possibilidade; a renovação dos estudos da história cultural. A multiplicidade dos fenômenos culturais, apropriações e circularidade. Representações e imaginário social.

Estéticas, Escrituras e Performances da Diferença
Créditos: 04
Ementa: Estudo das noções de estética a partir dos pós nietzschianos: Deleuze, Guattari, Foucault, Barthes, Blanchot, Derrida. Performances da diferença e do geoconceito em performances culturais. Experiência-limite, performance nômade, trágica e dionisíaca. Criações rizomáticas, processos de subjetivações e outras dobras performativas.

Estudos da Cultura
Créditos: 04
Ementa: O conceito de cultura; aspectos das culturas artística, científica e tecnológica na formação social; sociologia da cultura; estudos culturais, multiculturalismo, interculturalidade e a crítica à pós-modernidade.

Performances Urbanas
Créditos: 04
Ementa: A cidade e o espaço rural vistos como contextos em performances culturais, na perspectiva da teoria e da história da arte, da teoria e da história da arquitetura e do urbanismo, sociologia urbana, antropologia e história cultural. Relações entre: paisagem, práticas espaciais, significado, simbolismo, identidade, conflitos sócio-espaciais e memória.

Antropologia e Performance
Créditos: 04
Ementa: Abordagem antropológica das manifestações performativas (rituais, artísticas e comunicativas). Teoria antropológica dos símbolos. Performances culturais, ritos, eventos performáticos, performances cotidianas, espetáculos, festas, e outros. Patrimônio e museu: relações entre identidade, memória e performance cultural. As intersecções entre objetos e ações performáticas: corpo e espaços. Performances e identidades. Antropologia da performance: oralidade, danças, música e festas populares. Performance, lugar, memória e patrimônio cultural. Antropologia, arte e performance. Etnografias de performances culturais.

Estudos da Performatividade e Linguagem
Créditos: 04
Ementa: Estudos sobre atos de fala e performatividade. Relações entre performatividade e estudos da performance no campo da linguagem.

 

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