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Características do Programa

Actualizado en 20/05/18 09:37 .


O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais admite projetos de mestrado, doutorado e pós-doutorado em duas linhas de pesquisa: 

Teorias e Práticas da Performance

Esta linha de pesquisa reúne pesquisadores que investigam a temática das performances culturais, tendo como eixo suas complexas e dinâmicas cartografias teórico-conceituais. Esta linha de pesquisa procura se estruturar na sistematização, entendimento, análise e tradução do trabalho de seus principais teóricos, assim como colocar a prova estas reflexões frente aos objetos de pesquisa determinados.

Com o objetivo de compreender a diversidade de expressão humana, em uma visão transcultural, transversal e interdisciplinar, procura-se analisar os trabalhos de Milton Singer, Robert Redfield, Erwin Goffman, da antropologia interpretativa e dos tratados sobre drama social de Turner, da antropologia e do teatro de Richard Schechner, do “drama” de Lev Vigotski, da experiência de William James e John Dewey, da teatralidade de Nicolas Evreinov e de como estes investigadores se relacionam com seus múltiplos objetos de pesquisa e em seus múltiplos diálogos.

O campo interdisciplinar das performances culturais afina-se, em sua expansão, com os estudos de antropologia teatral e cultural, da história cultural, da performance art, da semiótica, da estética, da psicanálise e artes corporais, bem como com diversas pesquisas no campo educativo. Nascendo do encontro entre diversas áreas, em suas origens diversas envolvem discussões que se desenvolvem em interstícios, linhas tênues que alargam campos epistemológicos forçando-os à reflexão multiperspectivada de temas que promovem a necessária interpelação e interação entre fronteiras de conhecimento.

Pesquisar estas origens, identificando, de forma dinâmica, princípios comuns entre esses estudos, é tarefa da investigação. Partindo dessa constatação e, atentos às práticas performáticas que lhes são próprias, os estudiosos desta linha preocupam-se em discutir as genealogias conceituais a respeito do tema, bem como suas associações interdisciplinares, por meio da relação estabelecida, desde as origens, com os estudos culturais e incursões no campo artístico e antropológico, dentre outros.

As investigações que compõem esta linha de pesquisa, articulam, portanto, pesquisas que contribuem com a análise dos arcabouços teóricos que sustentam a investigação das performances culturais em sua diversidade, explorando as principais áreas de pesquisa em que se desenvolvem, e na problematização, a partir de seus sentidos pluri ou mesmo (anti)disciplinares, das questões teórico-metodológicas de fundo que orientam os estudos dessa natureza.

Compreendem, desta forma, os estudos das performances culturais como investigação conceitual em pesquisas sobre folclore e festas populares, discussões em torno da temática das performances culturais em críticas de arte, trabalhos com foco em performances visuais e cênicos, bem como propostas que tratam de estudos que envolvem a relação da temática das performances com processos educativos.

Performances do cotidiano e dramas sociais, expressos de forma visual, literária, ritual ou cênica que se preocupem com aspectos conceituais da temática, fazem parte do conjunto de preocupações dos pesquisadores que compõem esta linha de pesquisa.

Clique aqui para conhecer os professores que atuam nessa linha de pesquisa.


Espaços, Materialidades e Teatralidades

A linha de pesquisa Espaços, materialidades e teatralidades insere-se no âmbito dos estudos das performances culturais nos aspectos práticos e da experiência. As performances e os rituais privilegiam o fazer e o agir, reforçam o contexto, admitem o imponderável e a mudança, veem a linguagem em ação e a cultura em ato, em sua singularidade e em seus aspectos comparativos. Na dinâmica da experiência a performance coloca-se como momento da expressão humana, completando-a, representação e ação em representação.

Espaços, materialidades e teatralidades privilegia a práxis da performance sob o aspecto temporal e espacial em suas coincidências, diferenças e determinações. Considera que o tempo imputa duração e ruptura, continuidades e transformações, lembranças e esquecimentos, repetições e excepcionalidades. Nesta perspectiva, o espaço congrega, recepciona e interage com o tempo, ressignificando as ações nele percebidas. Como elementos plurais e polissêmicos enfatiza as materialidades presentes em objetos, edifícios, ruas, cidades, telas, palcos, terreiros, corpos e atos.

A compressão espaço-temporal da sociedade contemporânea, em sua manifestação como performance, proporciona leituras que extrapolam o âmbito das oposições e possibilitam a apreensão de significados múltiplos até então imperceptíveis, porque presos às bordas.

Essa liminaridade latente em estudos e pesquisas sobre espaços e materialidades pode ser capturada nos processos e nas ações urdidas pela teatralidade. A questão da teatralidade na arte e na cultura é tratada desde os gregos, que viam na produção artística grande valor educativo. A teatralidade é o arcabouço prático teórico do fenômeno performático. Investiga as teatralidades como linguagem em ato, teatralidade espetacular, concisa, dupla, múltipla, ambígua que se apropria do real em cantos e danças, representação e na realidade que percorre os séculos, carregando a tensão dialógica entre o real e sua representação, sua mimese.

O teatro produz mimese, uma falsificação do real. Uma metáfora do real, que pertence ao real. Uma tentativa falsa de provocar o Real. O real presentificado e representado. A teatralidade ambígua e icônica, assim como o mito, apresenta a falha entre a realidade e sua representação, podendo também ser realidade, quando esta é ultrapassada pela representação. É um conceito proteico, um termo cultural interdisciplinar e não uma categoria estética, um método e uma categoria de análise. Contém o real e sua representação.

A teatralidade é uma forma de percepção e de presentação, forma de apresentar o real para torná-lo estético, uma espessura de signos e sensações. O real em forma estética. Constitui-se, assim, como percepção ecumênica dos artifícios sensuais, gestos, tons, espaços, substâncias, sonoridades, luzes, aonde imerge o texto e o emerge em sua linguagem. A teatralidade é o movimento de construção do ato constitutivo imagético, não se encontra apenas no olhar, nos espaços e vazios dos espectadores e produtores, mas se dá na relação dinâmica e cultural objeto, sujeitos, objeto. Impregnado de culturas e histórias determinadas pelo presente e abertas a outras interpretações futuras, imerso na teia da cultura.

Desta maneira, esta linha de pesquisa investiga, por meio das materialidades expressas em espaços físicos e culturais, as teatralidades performáticas em ato, relaciona-as e considera-as como meios para análises que tratam das performances em sua amplitude estética, semântica, social e cultural. Com foco nas práticas dos fenômenos performáticos, explora a dinâmica das teatralidades nas materialidades e nos espaços que as constituem.

Como descreve Milton Singer: a análise das performances culturais em seus elementos constitutivos pode atuar de forma análoga (complementar ou contraditória) ao estabelecido pelos elementos da organização social no conhecimento de determinado fato  cultural, exceto que, nestes casos, os dados objetivos serão aqueles constituintes das próprias performances (canções, danças, movimentos, tensões, personagens etc.) e não  apenas os papeis ou o status daquela sociedade. Estas duas formas de análise, a cultural e  a social, resultam num levantamento de uma dupla estrutura da tradição. 

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