Weby shortcut
Topo

Artigos

Atualizado em 21/09/17 16:39.

• BAUMAN, R. Fundamentos da Performance. Trad. David Harrad e Ana M. Collares. Na Sociedade e Estado. 2014. vol 29 número 3.

• BAUMAN, R. Poética e Performance como Perspectiva Crítica Sobre a Linguagem e a Vida Social. Trad. Vania Cardoso. In A Ilha. Revista de Antropologia. Pg 185-229.

• BAUMAN, R. Verberte Performance.in A Companion to Folklore. Wiley-Blackwell April 2012.

• CAMARGO, Robson. Marvin Carlson: Performance: a Critical Introduction, uma breve crítica da edição em português. In Petronilio, P. Corpo, Estética e Diferença. Edições Paulíneas, 2016

• CAMARGO, Robson C. Performances Culturais: Um conceito interdisciplinar e uma metodologia de análise. 2012.

• CAMARGO, RobsonPer-formance e Performance Arte: Superar as Velhas Tra(d)ições. Revista Moringa UFPb 2016.

• CAMARGO, Robson. Teatro e fragmentos: construindo emoções, pensamentos e razões.

• CARDOSO, Vânia Z. Antropologias em Performance. Revista Ilha. v.11 n.1. p 11-16.

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Drama Social: notas sobre um tema de Victor Turner. In Cadernos de Campo, São Paulo, n. 16, p. 01-304, 2007.

• CONQUERGOOD, D. “Rethinking Ethnography: Toward a Critical Cultural Politics.” in Communication Monographs 58 (Junho 1991): 179-194.

• CONQUERGOOD, D. Performance as a Moral Act. Literature in Performance 5. (1985) 1-13. TEXTO ANEXO

• COSTA, Grasielle Aires & CAMARGO, Robson Corrêa. Ritual em Richard Schechner e Victor Turner. Aspectos de um Diálogo Interdisciplinar. 2015

• DAWSEY, Jonh Cowart. Cadernos de Campo nº 20 Schechner, teatro e antropologia 

DAWSEY, John Cowart. Victor Turner e a Antropologia da Experiência. In Cadernos de Campo, no. 13, pgs. 163-176.2005.

• DAWSEY, Jonh Cowart. Sismologia da performance: palcos, tempos, f(r)icções», Cultures-Kairós [En ligne], paru dans Les numéros, mis à  jour le : 21/12/2016

• DAWSEY, Jonh Cowart. Turner, Benjamim e Antropologia da Performance: o lugar olhado (e ouvido) das coisas. In, Revista Campos, v. 7, p. 17-25, 2006. http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/campos/article/viewArticle/7322

DURHAM, Eunice; CARDOSO, Ruth; CUNHA, Manuela Carneiro da; DAMATTA, Roberto. Vs. As. Anais da 25a Reunião Brasileira de Antropologia - Goiânia 2006. Cicasonferências e Diálogos: Saberes e Práticas Antropológicas

• GONZAGA, Deusimar & CAMARGO, Robson Corrêa. JANELAS NARRATIVAS NO ESTUDO DA CULTURA

• KUSCHINIR, KarinaBakhtin, Ginzburg e a Cultura Popular. In Cadernos de Campo v. 3, n. 3 (1993). Pg 76-88. http://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50590.

• LANGDON, Esther Jean. Performance e sua Diversidade como Paradigma Analítico: A Contribuição da Abordagem de Bauman e Briggs.

 MACEDO, Eliene & TAMASO, IZABELA. DANÇA DOS CONGOS: patrimônio afro-brasileiro no contexto do patrimônio mundial. 2015

• MACHADO, Bernardo Fonseca - Cadernos de Campo nº 20 A Invenção da representação: breve reflexão sobre a noção de representação

• MOTA, Marcus. Performances Culturais. Revista Fenix.

• MÜLLER, Regina Polo. Ritual, Schechner e Performance. In Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 67-85, jul./dez. 2005. http://www.scielo.br/pdf/ha/v11n24/a04v1124.pdf

• PEIRANO, Mariza. Temas ou Teorias? O estatuto das noções de ritual e Performance. Campos 7(2): 9-16, 2006. http://www.4shared.com/office/M8Bo0ZzK/temas_ou_teorias_-_o_estatuto_.html

 PETRONILIO, Paulo. As Palavras e as Coisas das Performances Culturais. 2015.

 PETRONILIO, Paulo. CORPO-TRANSE NO CANDOMBLÉ: PERFORMANCE E COTIDIANO

• PETRONILIO, Paulo. Arte Factum 2015. PERFORMANCES DE UM CORPO INFAME: DANÇA E CULTURA 

• PINTO, Joana Plaza. Do Performativo à performatividade: a vulnerabilidade à linguagem. 2015

 RAMALDES, Karine & CAMARGO, Robson Corrêa. A EXPERIÊNCIA VIVA (Erlebnis) e os JOGOS TEATRAIS: ASPECTOS VISÍVEIS E ASPECTOS NÃO-VISÍVEIS. 2015

• RIOS, Sebastião Rios & VIANA, Talita. Congada de Santa Efigênia de Niquelândia – GO: a festa, cantos e danças, 2015.

• ROSA, Olivier Robson Mariano & CAMARGO, Goiandira Ortiz. Uma Poética da Voz: conceitos para estudo da lírica contemporânea. 2015.

• SCHECHNER, Richard - Cadernos de Campo nº 20 Pontos de contato entre o pensamento antropologico e teatral 

• SCHECHNER, Richard.“O que é performance?”, em Performance studies: an introduccion, second edition. New York & London: Routledge, p. 28-51. 

• SCHECHNER, Richard. Performers e Espectadores:Transportados e Transformados. In Revista Moringa Artes do Espetáculo. Vol 2. N1 (2011). http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/viewFile/9993/5473

• SCHECHNER, Richard. Vanguarda Conservadora. Cadernos de Campo, no. 22, 2013, pgs. 180-192. http://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/80901

• SILVA, Maxmillian Lopes. Anotações Sobre Palestras de Richard Bauman e Beverly Stoeltje no III Simpósio Internacional de Pesquisa Interdisciplinar: Performances Culturais. Goiânia Brasil 2013”.

• SILVA, Rubens Alves da. Entre "Artes" e "Ciências": A Noção de Performance e Drama no Campo das Ciências Socias. In Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 35-65, jul./dez/. 2005. IN www.scielo.br/pdf/ha/v11n24/a03v1124.pdf

• TURNER, Victor (1987).  "The Antropology of Performance".

• TURNER, Victor. Dewey, Dilthey e Drama: um ensaio em antropologia da experiência (primeira parte), de Victor Turner. In Cadernos de Campo, no.13, pgs. 177-185. 2005.

Listar Todas Voltar